Clivagem
"Clivagem é a tendência dos minerais romperem-se ao longo de planos paralelos. A clivagem ocorre porque o mineral tem ligações mais fracas para unir os átomos em certas direções específicas; o mineral se rompe preferencialmente ao longo dessas direções. Assim, um mineral com clivagem pode apresentar uma sequência de degraus paralelos ao longo dessas direções. A clivagem é descrita pela sua qualidade (perfeita, boa, regular, má, ausente), pelo número das direções de clivagem (1 a 6) e pela orientação dos planos de clivagem" (KLEIN e DUTROW, 2012, p. 54).
Fonte: Adaptado de KLEIN e DUTROW (2012, p. 55).
Fratura
"Em algumas estruturas cristalinas, a força das ligações é aproximadamente igual em todas as direções e o rompimento desses minerais não segue uma direção particular. Quando o rompimento dos minerais não ocorre ao longo de superfícies de clivagem ou partição, é chamado de fratura" (KLEIN e DUTROW, 2012, p. 55).
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/433823376576557158/, acessado em julho de 2019.
Dureza (Escala de Mols)
"Dureza (designada por D) é a resistência que uma superfície lisa de um mineral oferece ao ser riscada. A dureza de um mineral é determinada observando-se se sua superfície é riscada por outro material de dureza conhecida. Esses materiais geralmente incluem lima, canivete ou outros minerais"(KLEIN e DUTROW, 2012, p. 56).
Fonte: Adaptado de CLEMENTE (2004, p. 5).
Tenacidade
"A resistência de um mineral a romper-se ou deformar-se, ou sua coesão, é conhecida como tenacidade. A tenacidade de um mineral também relaciona-se a suas ligações internas" (KLEIN e DUTROW, 2012, p. 59). Termos comumente utilizados para classificar minerais quanto a esta propriedade são: quebradiço, maleável, séctil, dúctil, flexível e elástico.
Referências:
KLEIN, C.; DUTROW, B. Manual de Ciência dos Minerais. 23ª ed., Porto Alegre, Artmed Editora S.A. 706 p. 2012.