Demais Propriedades Diagnósticas
Susceptibilidade ao Magnetismo
Capacidade do mineral sofrer atração em meio a um campo magnético.
"Muitos minerais não experimentam atração por campo magnético; esses minerais são referidos como diamagnéticos. Alguns minerais podem ser atraídos por um campo magnético enquanto o campo estiver presente; estes são conhecidos como paramagnéticos. Os minerais mais magneticamente ativos são os ferromagnéticos.A magnetita é um excelente exemplo de mineral ferromagnético."(KLEIN e DUTROW, 2012, p. 60).
Odor
"O odor pode muitas vezes ser útil na identificação de minerais. O enxofre, por exemplo, cheira como o gás produzido por ovos podres.Argilo-minerais frequentemente cheiram a terra molhada".(KLEIN e DUTROW, 2012, p. 61).
Sabor
O paladar pode ser utilizado para identificação de minerais. Algumas espécimes possuem sabor característico, tais como a halita (NaCl -sal de rocha) que apresenta sabor salgado. Não é recomendado a utilização do paladar para identificação de espécimes de proveniência desconhecida, pois podem estar contaminados, ou mesmo danificar os dentes (KLEIN e DUTROW, 2012).
Radioatividade
Minerais contendo elementos radioativos, como o urânio e o tório, sofrem continuamente reações de decaimento. Durante o decaimento é liberada energia na forma de partículas alfa e beta, e radiação gama. A radiação produzida pode ser medida em laboratório ou em campo utilizando-se um contador Geiger ou de cintilação. Exemplos de minerais que liberam radioatividade são uraninita, pechblenda, torianita e autunita. (KLEIN e DUTROW, 2012).
Solubilidade em Ácidos
Alguns minerais sofrem reação visível em contata com ácidos diluídos. A identificação positiva de minerais carbonatos é auxiliada por essa reação. Enquanto o mineral se dissolve, libera o gás dióxido de carbono que borbulha no líquido, produzindo a "efervescência". Calcita, aragonita, witherita, estroncionita, bem como carbonatos de Cu, mostram borbulhamento ou efervescência quando uma gota de HCl diluído é colocada no mineral. (KLEIN e DUTROW, 2012).
Piezoeletricidade
Algumas espécimes minerais, quando submetidas a certa pressão dirigida, adquirem carga elétrica. Esses minerais são denominados piezoelétricos. Entre os minerais piezoelétricos comuns, incluem-se a turmalina
e o quartzo. A piezoeletricidade é extensivamente utilizada em aplicações industriais para controle de frequências de rádio em circuitos eletrônicos. (KLEIN e DUTROW, 2012, p. 61).
Piroeletricidade
Certos minerais quando são aquecidos podem desenvolver carga elétrica. Esses minerais são denominados piroelétricos. O calor faz a estrutura mineral se distorcer e desloca mutuamente entre si as cargas positivas e negativas. O calor não precisa ser direcional, distintamente da pressão. A turmalina é piroelétrica, bem como piezoelétrica.(KLEIN e DUTROW, 2012).
Referências:
KLEIN, C.; DUTROW, B. Manual de Ciência dos Minerais. 23ª ed., Porto Alegre, Artmed Editora S.A. 706 p. 2012.