Propriedades dos Minerais
Identificação de Minerais
As propriedades físicas dos minerais são expressões de sua composição interna, especialmente de sua estrutura e composição química. Pelo fato dessas propriedades serem características de cada tipo de mineral, as mesmas podem ser utilizadas para determinar e identificar os minerais que compõe uma determinada amostra (KLEIN e DUTROW, 2012, p. 45).
Morfologia da amostra mineral
Trata sobre o formato externo da amostra mineral, bem como faces cristalográficas e os agregados formados pelas associações de diferentes espécies minerais. Tais características podem ser usadas para identificação de diferentes minerais, pois são fruto de suas características químicas e de sua organização atômica. Destacam-se as seguintes características: formato dos cristais da amostra, hábito cristalino, formato do agregado mineral, sistema cristalino, entre outros.
Propriedades Ópticas
São as propriedades baseadas na interação da luz com a amostra mineral. Quando a luz incide nos minerais, a mesma pode ser transmitida, refletida, absorvida ou espalhada. Tais processos controlam a forma como percebemos as propriedades ópticas da amostra. São importantes na identificação de diferentes minerais e gemas, pois as análises não são destrutivas. Destacam-se: cor, brilho, diafaneidade ou transparência, traço, luminescência entre outras.
Propriedades Mecânicas
Indicam feições que refletem a intensidade das forças internas que unem os átomos individuais. Em outras palavras, elas refletem a força das ligações no mineral e se apresentam em resposta a esforços mecânicos aos quais os minerais são exercidos naturalmente ou pela ação antrópica. Entre as principais propriedades mecânicas usadas na identificação de minerais destacam-se: clivagem, fratura, partição, tenacidade e dureza.
Demais Propriedades Diagnósticas
São algumas características mais específicas usadas na identificação de alguns minerais. Estão relacionadas, em sua maioria, com as características químicas e elétricas, tais como: odor, sabor, magnetismo, radioatividade, solubilidade em ácidos, piroeletricidade e piezoeletricidade.
Referências:
KLEIN, C.; DUTROW, B. Manual de Ciência dos Minerais. 23ª ed., Porto Alegre, Artmed Editora S.A. 706 p. 2012.